10 dicas valiosas para os síndicos e uma administração eficiente

O síndico exerce uma função de grande responsabilidade. É preciso ter habilidade e organização para que todas as demandas sejam atendidas em tempo hábil e da melhor forma para todos os condôminos. Quando essa função é exercida pela primeira vez as dificuldades podem ser ainda maiores, o síndico pode se sentir perdido e ver na aplicação das regras aos moradores, grandes obstáculos a enfrentar.

Para administrar um condomínio, vale a pena ficar atento a essas dez dicas preciosas:

Estudar e conhecer as leis trabalhistas e as leis referentes a condomínios ajuda o síndico a inteirar-se de seus direitos e deveres. Também vale ter sempre uma cópia do Regulamento Interno do condomínio.
É importante examinar o estado em que o condomínio foi entregue pela administração anterior, considerando o aspecto estrutural e documental (fiscal e trabalhista).
Conhecer bem o condomínio é fundamental. Estrutura física, funcionários e moradores são componentes do condomínio e que fazer parte da administração do síndico. Conheça bem os funcionários e, principalmente, os condôminos e suas características.
O síndico precisa organizar constantemente todos os documentos relativos ao condomínio. Arquivar o documento assim que receber pode facilitar para que síndico não se perca.
Fazer pesquisa de preço nas compras de materiais para uso do condomínio pode evitar atritos com os condôminos que reclamam de altos custos.
Utilizar soluções criativas, com custos adequados aos condôminos e de acordo com as condições do condomínio são alternativas que agradam a todos.
Nunca descuidar da manutenção de todas as áreas do condomínio. Para isso, é necessário ter contratos com empresas especializadas em manutenção(tubulações, elevadores, infiltrações)
Manter bom relacionamento com os moradores e funcionários do condomínio faz parte do exercício eficaz da função de síndico. É importante ter autoridade na resolutividade dos problemas, mas de forma harmônica e sociável.
Aprovar em assembleias com os moradores, as reais necessidades do condomínio. Estar atento às demandas concretas dos condôminos e do condomínio podem gerar melhorias significativas em uma administração.
Comunicar todas as decisões tomadas e melhorias conquistadas aos moradores e funcionários reforça os bons resultados de uma gestão de eficiência.