Aplicativos prometem integração na vizinhança

Nas grandes cidades, a gama de opções é cada vez maior e as distâncias, parecem cada vez menores. Com o tempo, tendemos a trocar o mercadinho da esquina por uma versão mais completa, em uma outra zona da cidade; a matricular os filhos em uma escola que não seja a escola do bairro;  a comer em restaurantes diferentes, em outros bairros; e assim sucessivamente. Embora agregue mais opções, a complexidade das cidades também nos tira algo.

 

Deixando de conhecer e ocupar o nosso bairro, acabamos minando o seu desenvolvimento e algo muito mais precioso: Nossa própria segurança. Infelizmente, se tornou muito comum ver as pessoas dizendo que não conhecem seus vizinhos – até mesmo dentro de condomínios, que são espaços bem mais reservados.

 

Indo na contramão desta lógica, a criação de alguns aplicativos promete nos trazer um pouco deste vínculo perdido:

 

Um dos exemplos é o Whats app. O app que foi a principal febre tecnológica do último ano tem facilitado a comunicação em muitos condomínios, agilizando a discussão de propostas e projetos e aumentando a participação dos moradores. E não só: A Casa Santo Amaro (SP), em parceria com a livraria infantil PanaPaná, colocou em prática o projeto “Mensagens de Ninar’, onde clientes da livraria gravam áudios com trechos de histórias, que são transformados em audiolivros e disponibilizados para as crianças orfãs da instituição todas as noites, através deste sistema online e gratuito de mensagens. Disponível no Google Play e na App Store.

 

O recém desenvolvidoTem Açúcar?” também tem dado o que falar. O site é uma rede de ajuda, trocas e empréstimos, onde você pode pedir ou solicitar coisas emprestadas, fazendo avaliações (que ajudam a aumentar a credibilidade para as próximas trocas) e entrando em contato com aquele vizinho que tem o gosto parecido com o seu. É uma forma prática de conhecer a vizinhança e os projetos que estão acontecendo ao seu redor. Segundo a estudante de Comunicação Social, Camila Carvalho, em pouco mais de um mês de lançado, o site alcançou mais de 25 mil usuários cadastrados. Gratuito e disponível em www.temacucar.com.

 

Por fim, o aplicativo Aster Vizinhança Conectada – que também promete deixar as pessoas mais envolvidas com o que acontece ao seu redor. Com foco em segurança, o app visa alertar as pessoas em relação aos problemas que estão acontecendo na comunidade. Gratuito e disponível na App Store.