Barulho no apartamento: veja como amenizar esse problema

Barulho é uma das principais causas de conflito entre moradores em condomínios. Descobrir de onde partem e saber como suavizá-los podem ser boas medidas para garantir mais harmonia e a boa convivência nesses espaços em que a coletividade deve ser respeitada sempre.

 

Para conseguir o conforto acústico tão desejado, é importante saber o tipo de ruído que está incomodando, que pode ser aéreo ou estrutural. O barulho aéreo é propagado pelo ar, como é o caso de latidos e música alta. Já o barulho estrutural, ocasionado por impacto, é transmitido pela estrutura do prédio, como o som da descarga e marteladas.

 

Se o diálogo com o vizinho não resolve, outras soluções precisam ser buscadas. Barulhos de salto alto e móveis arrastados podem ser amenizados com a colocação de carpetes. Quando o ruído for aéreo e vier de cima, como gritos, pode-se instalar no teto um revestimento com chapas de gesso acartonado com enchimento de lã.

 

As janelas certas também são muito úteis na batalha contra o barulho e podem fazer grande diferença. Escolha modelos de vedação completa e isolamento acústico. As folhas da janela devem estar bem vedadas e as borrachas não podem estar desgastadas. Se não for permitido alterar a fachada do condomínio, é possível instalar janelas antirruídos na parte interna do apartamento.

 

Substituir persianas por cortinas grossas podem diminuir o ruído de fundo, absorvendo os ruídos que entrarem e os ruídos do próprio ambiente. Os papéis de parede, além de charmosos, também podem atenuar parte do som indesejado.

 

Na cama, a cabeceira revestida com tecido pode contribuir na absorção de barulhos, por conta do material macio e poroso. Assim também acontece nos quadros com tela, uma ótima solução para amortecer o som.  
Outra dica são os tecidos felpudos em estofados. Sofás de couro, por possuírem superfícies lisas, refletem o som, proporcionando sua reverberação. O conselho é válido para mesas de vidro e móveis com revestimento laminado ou madeira envernizada.