Calendário com as principais demandas do condomínio

 

Programação é a chave do sucesso para qualquer boa gestão. Por isso, fique atento para as principais demandas do condomínio.

Administrar um condomínio não é uma das tarefas mais fáceis. O síndico que se compromete a gerenciar esse tipo de moradia precisa conciliar uma série insatisfações, gerenciar funcionários, o fluxo de caixa, e ficar atento para as manutenções obrigatórias que todo condomínio exige.

Por isso, elaborar um calendário com as principais demandas do condomínio trás diversas vantagens para o síndico: torna a sua gestão mais eficiente, contribui para a transparência das contas e auxilia na economia do condomínio.

Pensando nisso, o Viva o Condomínio elaborou um calendário com algumas tarefas que o síndico precisa estar atento ao longo do ano.

 

JANEIRO

Assembleia geral ordinária: também conhecida como AGO, ocorre uma vez por ano em período estipulado na convenção do condomínio. Caso o documento não marque uma data específica para realização da reunião, o ideal é que a assembleia ocorra neste mês. Isso porque, na mesma reunião pode-se aprovar as contas do período anterior e apresentar a previsão orçamentária para o ano em exercício.

 

FEVEREIRO

Lavagem da caixa d’água: A limpeza da caixa d’água do condomínio deve ser feita duas vezes por ano. Devido ao calor nos meses de verão, o mais indicado é que a primeira lavagem ocorra logo no início do ano. Só não se esqueça de fixar comunicados informando dia e período da lavagem.

 

MARÇO

O terceiro mês do ano marca a mudança de estação. Entramos no outono, uma época do ano de transição para o período mais frio. Logo, o jardim do condomínio precisa de um cuidado especial. Realizar o plantio de flores que suportem temperaturas mais baixas e espalhar terra sobre a grama são recomendações nesse período.

 

ABRIL

Dedetização: Assim como a limpeza da caixa d’ água, recomenda-se que o condomínio faça duas dedetizações ao longo do ano. A primeira no início do período mais quente do ano, e a segunda para reforçar a anterior e erradicar algumas pragas que aparecem com o frio.

 

MAIO

Obras: esse é o período do ano mais seco. Portanto, é o mais indicado para restauração de fachadas, recuperação de trincados e fissuras, impermeabilização, infiltrações e melhorias em geral. Programe-se para iniciar a obra nessa época do ano e evite um dos maiores vilões das obras no condomínio: a chuva.

 

JUNHO

Verifique o playground, a brinquedoteca e demais equipamentos que envolvam a diversão das crianças, já que o mês seguinte marca o início das férias escolares.

 

JULHO

Mês de férias escolares e o número de crianças circulando pelas áreas comuns do condomínio aumenta. Com isso, a possibilidade de acidentes e transtornos relacionados ao barulho. Mas você, como é um bom gestor profissional, já inspecionou todos os brinquedos no mês anterior, conversou com os pais e criou campanhas de conscientização para esse período. Então, está tudo certo.

AGOSTO

Julho ou agosto são os meses ideais para a manutenção da piscina. Está frio e o uso desse espaço diminui consideravelmente. Observe itens como descolamento de azulejos, estabilidade do deck, possíveis vazamentos e outras manutenções periódicas: qualidade da água e filtro.

SETEMBRO

Assim como março marca o início de um período de transição entre temperaturas mais quentes para as mais frias, setembro ocorre o fenômeno inverso. O nono mês do ano marca o início da primavera, época do desabrochar de flores e árvores. Por isso, uma nova alteração nas plantas e flores do condomínio é indicada. Também é recomendável fazer a podas em árvores e a criação de uma horta comunitária no condomínio.

OUTUBRO

Dedetização: Uma nova dedetização/desratização precisa ser programada para esse período. Com a chegada do calor, alguns insetos típicos dessa época aparecem.

Limpeza da caixa d’ água: para garantir que a água estará em boas condições para o período de maior consumo (verão) recomenda-se uma limpeza na caixa d’água no mês de outubro.

NOVEMBRO

Para-raios: para que tudo esteja em segurança para os períodos mais chuvosos (dezembro e janeiro), recomenda-se a manutenção dos para-raios neste mês.

DEZEMBRO

Campanha de segurança: Por causa das viagens de fim de ano, dezembro é o período em que o condomínio fica mais vazio. Portanto, é importante que o síndico crie alternativas como campanhas de conscientização sobre a importância da segurança do condomínio em períodos como esse.

 

Fonte: Viva o Condomínio