Cuidados no B-R-O-BRÓ

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro tem um significado particular em algumas regiões do Brasil. Conhecida como B-R-O-BRÓ, essa época do ano se caracteriza pelas altas temperaturas e pelo clima extremamente seco.

Com o aumento da temperatura, o consumo de água e de energia elétrica tende a aumentar, crianças e idosos tendem a desidratar e as queimadas se tornam mais comuns. Por este motivo convém tomar alguns cuidados dentro do condomínio.

Em relação à água, ainda que o aumento do consumo seja inevitável, é possível incluir alguns procedimentos na rotina a fim de economizar e reduzir o valor a ser rateado.

Essa é a época mais indicada para a instalação de hidrômetros individuais, caso o condomínio ainda não os tenha, e equipamentos como válvulas de descarga, redutores de vazão, torneiras e chuveiros econômicos nas próprias unidades.

Em relação à energia elétrica, onde for possível, use uma única lâmpada de maior potência no lugar de várias lâmpadas de menor potência. Nos corredores, garagens e nas outras áreas comuns, pode-se instalar interruptores temporizados, que permitem manter as lâmpadas temporariamente acesas nesses locais, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Se o condomínio tem nas proximidades ou no próprio entorno uma grande área verde, que está mais seca, também convém ter cuidados. A área mais seca propaga o fogo mais depressa, portanto recolher o lixo de eventuais passeios é essencial. Restos de lixo como garrafas de vidro e latas podem esquentar com facilidade e gerar grandes incêndios.