Falta de exercícios físicos pode reduzir expectativa de vida em 5 anos – Incentive a prática no seu condomínio

Máquinas fazem cálculos e realizam trabalhos em maior quantidade e menos tempo que nós. Elevadores, computadores e carros encurtam distâncias, agilizam a produção de produtos e serviços diversos e facilitam nosso dia a dia, reduzindo nosso esforço físico a quase zero.

Claramente, a praticidade é apreciada, mas nem tudo é positivo. Segundo estudo (2012) do American College of Sports Medicine, com coautoria da executiva Lisa Carter, graças à diminuição de atividade física, é provável que a expectativa de vida média em 2030 diminua 5 anos. Além disso, o sedentarismo é diretamente relacionado às dez doenças que mais matam nos 50 países mais ricos do mundo – entre elas hipertensão, diabetes, obesidade e infarto.

Quando a tecnologia faz com que as próximas gerações percam qualidade de vida e longevidade, é hora de repensar alguns hábitos. Lisa afirma que é preciso observar a quantidade de movimento que é perdida e buscar formas de compensar.

Incentive a prática de exercícios no seu condomínio

Mesmo a caminhada, que é considerada o mais simples dos exercícios, pode trazer benefícios múltiplos se realizada por pelo menos 10 minutos por dia. As vantagens incluem melhoria na circulação e da oxigenação do corpo, redução da pressão arterial, aumento da eficiência pulmonar, aumento da sensação de bem estar (graças à liberação de endorfina) – combatendo depressão e insônia, deixando os tendões mais flexíveis e por fim, o cérebro mais saudável. 

A prática de esportes indoor ou outdoor, assim como a musculação, são as opções de exercício mais comuns, mas algumas atitudes simples também trazem tantos benefícios quanto. Quem usa o elevador diariamente ao sair ou entrar em casa, por exemplo, pode sair alguns andares antes e continuar o percurso pela escada, já que o movimento aplicado é igual ao de uma aula de step. Dependendo das necessidades, os moradores podem inclusive contratar um educador físico e realizar semanalmente dança, natação ou ioga, utilizando as áreas comuns do prédio.

Formar times entre os moradores e jogar semanalmente em um horário determinado uma partida de futebol, vôlei ou outro esporte da preferência beneficia o corpo e ajuda na integração social entre os vizinhos.

Que tal propor grupos de caminhada ou de futebol com seus vizinhos?