Manutenções periódicas garantem mais segurança aos moradores

Todos os equipamentos, sistemas, instalações e construções estão sujeitos à ação do tempo e da imprevisibilidade, que podem degradar suas condições normais de operação em consequência do uso ou por causas fortuitas.

Manutenção é o ato de manter, cuidar de algo. Para manter a integridade do imóvel durante toda a sua vida útil, reparando possíveis danos que possam vir a representar risco para a segurança do mesmo e dos que nele habitam, é importante que o condomínio realize-as periodicamente.

A manutenção preventiva é melhor e mais econômica opção para o condomínio. Através de serviços feitos por profissionais habilitados no período recomendados, localiza-se deficiências na construção e nos equipamentos e evita-se que prejuízos maiores ou ainda acidentes graves surjam devido à falta de cuidados.

A manutenção corretiva repara os problemas existentes. Geralmente mais cara, deve ser feita imediatamente, pois peças algum defeito podem danificar outros componentes, assim como problemas na estrutura da construção, comprometendo a segurança dos moradores.

É válido lembrar que em todo serviço de natureza técnica é necessária e importante a participação de profissionais e empresas habilitados e registrados no CREA, pautando sempre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).