Qualidade do ar em ambientes fechados

A qualidade do ar em ambientes fechados deveria ser um ponto de atenção para quem trabalha nestes lugares, principalmente aqueles em que as fachadas são seladas (as janelas não são normalmente abertas) e existe pouca troca de ar com o ambiente externo. Neles, a circulação de ar geralmente é mínima e ineficiente, o que propicia a proliferação de várias doenças, principalmente respiratórias. Na correria do dia a dia, muitas pessoas não param para pensar nisso, mas com o recente surto de gripe H1N1 em algumas regiões do país, a preocupação com este tema aumentou.

Segundo o infectologista Felipe Moreiraambientes com pouca renovação de ar e baixa incidência de luz solar são propícios ao Mycobacterium tuberculosis, causador da tuberculose. Já os aparelhos de ar condicionado merecem atenção especial: “Condicionadores de ar, caso não apresentem limpeza periódica, podem levar a doenças como alveolite alérgica extrínseca, pneumonite e exacerbação de asma. Inicialmente apresenta-se como síndrome gripal e seu desenvolvimento não é essencialmente infeccioso, mas relacionado a uma reação de hipersensibilidade”, diz Moreira.

A arquitetura sustentável vem ganhando força e cada vez mais apresenta soluções para melhorar a qualidade do ar nas edificações. Henrique Cury, Presidente do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar de Interiores, da ABRAVA, deu algumas dicas importantes.

Por que a falta de circulação nos ambientes fechados prejudica a qualidade do ar?

Nos ambientes fechados não existe renovação de ar e, com isso, os poluentes tendem a ficar concentrados. Cidades muito úmidas favorecem o crescimento microbiológico e, caso não ocorra renovação do ar, é possível o desenvolvimento de mofo.

Em ambientes selados, existe uma taxa mínima obrigatória de renovação de ar, estabelecida pela norma NBR 16401. Nestes ambientes, hoje, a tendência é ventilar menos e usar tecnologias para limpar o ar. 

Atitudes simples podem ser tomadas para melhorar a qualidade do o ar? Quais?

Sempre que possível, abra as janelas e faça a manutenção periódica dos aparelhos de ar condicionado, pois os filtros são enormes focos de contaminação.

Quais soluções o mercado oferece para ambientes com fachada selada?

Existem tecnologias que reproduzem o que a natureza faz no ambiente externo dentro do ambiente interno. Algumas soluções como a foto catálise e a luz UV conseguem limpar o ar dentro do ambiente sem precisar de renovação. As células de foto catálise produzem gases naturais que são jogados no ambiente destruindo todos os poluentes. Muitas empresas de grande porte já utilizam estas soluções.

Como vimos, melhorar a qualidade do ar de um ambiente fechado é essencial para nossa saúde. Vale lembrar que as principais certificações de edifícios sustentáveis, como a LEED do GBC, incluem a avaliação da qualidade do ar dentro do edifício, o que ressalta a importância que temos que dar ao assunto.

Fonte: Condomínios Verdes